CASES

O Evento

Promovida a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada no Brasil há 25 anos, a Olimpíada congrega alunos do SENAI de várias ocupações industriais e de todas as unidades da federação. Na etapa Nacional os melhores alunos das etapas estaduais foram reunidos para uma competição nacional por ocupação, onde os melhores representaram o Brasil na competição internacional (WorldSkills International). Em 2008 a Olimpíada do Conhecimento foi realizada consecutivamente em três estados: Santa Catarina (Blumenau) - 10 a 15 de junho; Rio Grande do Sul (Porto Alegre) - 23 a 28 de julho e Paraná.

Números da Olimpíada do Conhecimento:
- 553 alunos participantes de 27 Departamentos Regionais do SENAI
- 47 modalidades disputadas, sendo 44 industriais e 3 comerciais
- Mais de 200 mil visitantes
- 68 mil m² área total
- 61 patrocinadores e apoiadores

O Projeto

•ETAPA BLUMENAU - Sistema completo de sonorização ambiente, projetores e telas, informática (scanners, impressoras, computadores), televisores de plasma, estrutura de treliça (Box Truss),iluminação cênica, púlpito multimídia, rádio comunicadores, câmeras de vídeo.
•ETAPAS CURITIBA E PORTO ALEGRE – projetores e telas, informática (scanners, impressoras, computadores), televisores de plasma.

Na etapa de Blumenau, o evento aconteceu no Parque Vila Germânica, utilizando vários ambientes construídos especialmente para o evento, diversos tipos de equipamentos foram utilizados, dentre os quais destacamos a sonorização ambiente nos três setores, inclusive na área externa.

Os equipamentos foram instalados na estrutura metálica da cobertura da Vila Germânica, sendo distribuídas 24 caixas de som no teto. Este sistema permitiu ser usado integrado quando houvesse um aviso para todos os presentes e de forma independente quando fossem segmentados por setor da Vila Germânica. Além disso, haviam várias atividades paralelas, que exigiam a sonorização apenas para o ambiente em questão.

Em algumas competições, era necessário mostrar as atividades em detalhes. Para atender esta necessidade específica foram usadas câmeras fixas de alta resolução, transmitindo a imagem ao vivo para os diversos plasmas disponibilizados pela ISO Audiovisuais. Assim, os visitantes puderam conferir em tempo real o que o competidor estava fazendo (exemplo: competição de tornearia foi confeccionada uma peça de metal).

Durante o evento foi utilizada ainda sonorização e iluminação no palco principal para diversas apresentações culturais. Desfiles de moda com peças criadas pelos alunos do SENAI ocorreram paralelamente no palco alternativo, utilizando também equipamentos de áudio, vídeo e iluminação.

O Cliente

Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI é hoje um dos mais importantes polos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. O SENAI apoia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Pela flexibilidade de sua estrutura, o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina, com 27 Departamentos Regionais que levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional.

Fonte: www.senai.br