CASES

O Evento

Com o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, o 3º Fórum Nacional de Museus aconteceu de 7 a 11 de julho de 2008 no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis/SC. Durante o Fórum ofereceram mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo museológico. Grupos de trabalhos temáticos reuniram-se para discussão das diretrizes da Política Nacional de Museus - PNM.
Paralelamente programação principal, foram realizados o 3° Encontro Nacional de Estudantes de Museologia- ENEMU; o Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia; o 2º Encontro Ibero-Americano de Museus, que reuniu representantes da área museológica dos 22 países da Ibero-América e a Assembleia anual do ICOM Brasil.
O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus.

O Projeto

A necessidade dos organizadores demandou um planejamento especifico em virtude da dimensão do evento. Além do auditório principal, do auditório da reitoria e das demais 7 salas existentes no Centro de Eventos da UFSC, foi construída uma tenda para abrigar a área de feira e outras 13 salas.

O principal desafio do evento consistiu no complexo planejamento prevendo desde a separação e saída de equipamentos por kits do estoque da ISO Audiovisuais, passando pela montagem em dois turnos em função do pouco tempo hábil para execução dos serviços, até o efetivo início dos trabalhos simultaneamente em todas as 22 salas.

O sucesso do evento se deu em função da qualidade dos equipamentos e da perfeita sintonia entre equipe de operação e coordenação. Outros ambientes que utilizaram tecnologias fornecidas pela ISO Audiovisuais durante o evento: cybercafé, feira, palco de apresentações, secretaria, sala vip, sala da coordenação e central de fotocópias.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS UTILIZADOS - Sistemas de sonorização, projetores e telas, informática (impressoras multifuncionais e mais de 50 microcomputadores com monitores LCD 17”), televisores de plasma, estrutura de treliça (Box Truss), iluminação cênica, púlpito multimídia, rádio comunicadores, estrutura de rede wireless e fibra ótica, máquina de fotocópias.

O Cliente

A AG3 Eventos é uma empresa especializada na organização e secretaria executiva de eventos técnicos e científicos. Atuando desde 1996 a AG3 traz na bagagem eventos de peso como o Fórum Nacional de Museus 2008.